segunda-feira, 3 de março de 2008

Passeio de Domingo

Semana passada chegaram mais dois brasileiros aqui no hotel e, ontem, saímos para dar uma volta na cidade. Na saída contei a eles sobre um palácio que existe na cidade, um dos poucos pontos turísticos aqui.
Decidimos ir até lá e descobrimos que tinha um museu também. Como digo: estrangeiro na Índia é rico, pelo menos essa é a mentalidade do povo aqui. A entrada para o museu era Rs25,00 ( 25 rupias) para indiano e Rs100,00 para estrangeiro. Na maior cara de pau! Com preço tabelado e tudo. Bom, pagamos Rs200,00 para o museu e o palácio, foi quando descobrimos que não poderíamos tirar foto lá dentro.
Ok! Não pode tirar foto beleza. Uma bosta, mas beleza. Entramos, rodamos o museu e no final nada demais. Bastante quadro – alguns muito bonitos – alguns vasos e estátuas. Mas nada que realmente definisse alguma coisa. Saí de lá sem saber se era um museu de artes, de história, ou se só juntaram várias coisas antigas em uma casa.
Então fomos ao palácio. Muito bonito, cheio de detalhes, mas só pudemos tirar fotos do lado de fora. Dentro também era um museu com uma exposição, do meu ponto de vista, mais legal. Várias armas antigas, desde armaduras feudais até as armas usadas pelos ingleses para dominar a Índia. Animais empalhados da época que seu antigo dono, um marajá da região, caçava e mandava empalhar.
Dentro e fora uma riqueza de detalhes e contornos impressionantes, todos em mármore, madeira ou marfim. Em um grande salão havia grandes vitrais onde estavam desenhados os deuses hindus.
Uma pena que a conservação e a exploração como lugar turístico deixava a desejar. Coisas mal cuidadas e falta de informação estavam lá. Apenas o primeiro andar do palácio é liberado ao público, os outros são fechados. Invés de deixarem o público explorar o passado, o deixam escondido, muito provavelmente, as traças.
Mas o passeio valeu! Só o fato de não passar o dia todo no hotel já foi bom. Agora, para terminar os passeios na cidade, falta apenas um zoológico para visitar. Vou fazer isso esse mês e depois busco outras coisas para fazer.

Um comentário:

Unknown disse...

Poxa Straw, teu blog tá bem massa!
Sei que era suposto eu fazer algum comentário acerca da tua postagem, mas como não tive paciência de procurar outro lugar para escrever, ou mesmo te mandar um e-mail, vai ficar postado por aqui mesmo.

Abraços meu orientador ! :D