quinta-feira, 6 de março de 2008

As três conchas

Um das mais freqüentes piadinhas que eu escutava antes de vir para Índia é o famoso rumor que os indianos limpam a bunda com a mão. Mitos do tipo “é por isso que eles só comem com a mão direita” e “nunca dê a mão esquerda para eles, é ofensivo” sempre acompanhavam a piada.
Aqui já me deram a mão esquerda algumas vezes, sem problema algum. Do mesmo jeito que nós, brasileiros, sempre cumprimentamos com a mão direita, aqui também se faz, a não ser que esta esteja ocupada, aí sim, se usa a esquerda.
Também não comem somente com a mão direita: quem é destro come com a direita, quem é canhoto come com a mão esquerda. O que eles fazem, e muito, é comer com a mão e não se preocupar muito com onde deixam a comida. Aqui no escritório, várias vezes os caras se juntam para comer um “spice”, tipo um salgadinho picante, jogam tudo em cima de um jornal velho e começam a comer.
A verdade que originou toda essa história é que os indianos não têm o hábito de usar papel higiênico. Os rolos aqui são mais caros que no Brasil e vem muito menos, deve ser 1/3 do tamanho.
Aqui, em todos os banheiros, tem o famoso balde (nojento, por sinal). Esse balde é, quase sempre, acompanhado de uma caneca. Quando não tem a caneca, os caras levam as suas. E eles usam isso para se limpar: balde, caneca, água e...mãos!
Acho que tudo isso é mais um rejeição à tecnologia do esguicho no banheiro do que uma grande porcaria. Está certo que o esguicho é muito mais higiênico, mas alguém tem coragem de usá-lo em lugares públicos? Ou seja, não é tão higiênico assim.
A grande pergunta que fica é: como é que os caras usam a caneca? Jogam a água? Como? De baixo para cima? Derramam? Não consigo imaginar. Ou melhor, começo a rir antes de arquitetar a imagem.Deve ser alguma coisa como “as três conchas” naquele filme em que o Stallone é descongelado no futuro e a única coisa que encontra no banheiro são três conchas, que não faz idéia como usá-las.

2 comentários:

Bruno Bordeaux disse...

Excelente comentário!!! Sugiro que você escreva um livro: Desvendado os mitos da India por um brasileiro ahahahahahhaha
Viu, acho que é debaixo pra cima, pois assim reaproveita a água q volta na caneca...uauauauau... nojento essa parada!!!

Mito 2 que deve ser desvendado: q cor é a unha dos indianos?

abssssssssssssssss
Richárd

Ju disse...

Gui, vc me mata de rir!! Fiquei imaginando vc rindo com a situação e fiquei rindo aqui!
Cara, nunca mais vou ver um balde com os mesmo olhos!!!

Beijão