terça-feira, 25 de março de 2008

Paixão Nacional

Escutando as palavras “paixão nacional” o que lhe vem à cabeça? Futebol, mulher ou cerveja. Se você não pensou em um desses três ou alguma coisa relacionada à um deles, você é um ponto fora da curva.
Aqui na Índia, paixão nacional é o criquet. Criquet nada mais é do que o jogo intermediário entre o beisebol e o taco, ou bets, que costumávamos jogar nas ruas quando criança. Um jogador lança a bola para acertar a “casinha” do time que está com o taco. Quem está com o taco tem que rebater e trocar de base para fazer pontos. A diferença entre o criquet e o “taco” é que no criquet o time que está lançando a bola tem vários jogadores pelo campo, assim como o beisebol.
A primeira vez que senti essa paixão indiana foi logo que cheguei, quando comentei que gostaria de ir à África do Sul assistir a copa do mundo, e qual não foi minha surpresa quando a resposta foi: “Que copa do mundo? De criquet?”. Como assim??? O cara nem sabia que a copa do mundo seria na África do Sul!!! Tive que explicar que quando nós, brasileiros, falamos copa do mundo sempre é de futebol. Se não for, falamos “copa do mundo de vôlei”, “copa do mundo de judô”, “copa do mundo de natação”. Afinal copa é A Copa, não tem outra.
Com os dias passando vi que aqui tem um canal de TV dedicado a jogos de criquet. Só passam jogos durante toda a programação. Os outros canais de esportes falam de criquet uns 80% do tempo. Futebol, só campeonato inglês, ou champions league, quando tem time inglês envolvido.
O jornal impresso também dedica as principais manchetes para o criquet e apenas pequenas notas para outros esportes. Fiquei impressionado quando cobriram a lesão do Ronaldo. Lógico que com uma pequena nota e uma foto, nada que merecesse mais atenção.
Mais tarde descobri que a Índia é a segunda maior potencia no esporte, só perde para Austrália. Seleção que outro dia a Índia derrotou dentro do seu próprio território na “copa do mundo de criquet”. Uma alegria para eles, mas muito longe das comemorações que fazemos depois de cada vitória na copa do mundo. Nada de festa, buzinasso e comemorações pelas ruas.
Estão longe da euforia, discussões intermináveis e marketing que envolve o futebol no Brasil. Aqui não se vê jogos entre clubes, um campeonato nacional ou uniforme dos times a venda. Aliás, até hoje não vi nem o uniforme da seleção a venda.
Acho que essa paixão nacional do indiano está mais para uma mania nacional. A verdade é que, mais do gostar e assistir, eles gostam mesmo é de jogar. Isso sim se vê a todo tempo em qualquer lugar.

Um comentário:

Fabrício disse...

Fala Bolota...
Cara se e estivesse aí, a gente já cortava uns pés de bambu e começava um esquenta pra detonar esses indianos!!!
A gente nem precisaria de mais jogadores espalhados pelo campo...só nós dois e as raízes de bambu seria o suficiente!!! hehehehehe
Abraços