quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alá-lá-ooooooo

Sei que o assunto já é batido e tampouco é interessante, mas é que não tem como não falar. Já postei no passado sobre o calor que faz na Índia. Mas acho que nunca peguei o calor de “ponta a ponta” como agora. Em 2008 tive férias em Abril, em 2009 em Junho e agora estou aqui no ápice do verão e, conseqüentemente, calor indiano.
O dia já começa gostoso, na hora em que eu acordo, umas 7:30am, já estamos em volta de 30oC. E daí sobe para 43oC-45oC em questão de algumas horas. E fica assim o dia todo. A noite, depois que o sol desaparece lentamente a temperatura abaixa, mas não para padrões normais. Outro dia 1:30am estava 31oC por aqui. Ok! A conversa está muito de engenheiro, vou parar de citar números, mas foi só para dar uma idéia do cenário.
O fato é que com esse calor todo começo a entender o que não entendia no passado: por que as monções são tão festejadas se só trazem doenças, destruição e muita gente desabrigada. A chuva dá uma mãozinha para diminuir a temperatura.
O tempo já começou a mudar, acredito que mais uns 15 dias já estará chovendo. Mas não é só alegria, a tal mudança no tempo são ventos, que normalmente não existem, no final da tarde e agora, durante o dia também.
O vento trás consigo poeira, muita poeira. A casa fica uma imundice só. Como disse uma amiga aqui: a casa se suja mais rápido do que possível limpá-la. Outro dia cheguei na minha cozinha e parecia que eu estava no campo de tanta terra.
É a história do cobertor curto: melhora um lado, estraga o outro. Quando começar o chover com certeza haverão os alagamentos por aqui, dificuldade de chegar ao trabalho e sabe-se lá como minha nova casa se comportará na chuva.
Melhor época para vir para Índia? De metade de Outubro até Fevereiro. Não é tão quente, não venta e você não verá uma nuvem no céu.

Nenhum comentário: