terça-feira, 15 de junho de 2010

Pausa para a Copa do Mundo

Copa do Mundo não é assunto sobre Índia. Na verdade, a Índia sequer passa da primeira fase das classificatórias Asiática. Mas, por mais incrível que pareça, talvez seja o único evento esportivo global – tirando copa do mundo de criquet que devem ter uns oito participantes – que os indianos sabem que está acontecendo. Mas só sabem isso: que está acontecendo. Os times, quem é bom e quem não é, quais são os favoritos, até mesmo regras, não sabem nada de nada.
Mas não importa. O que importa é que esse evento, que tem tanto prestígio na nossa nação, atinge partes do mundo em que futebol não é nem discutido. Nem as Olimpíadas têm esse alcance – aqui, durante as Olimpíadas, não teve discussão alguma.
E nossa nação está voltada para a estréia do Brasil hoje, que começa enfrentando aquela que, teoricamente, é a mais fraca das seleções no nosso grupo. Grupo esse que, assim a gente espera, será também decidido o segundo lugar hoje, já no primeiro jogo. O vencedor de Portugual x Costa do Marfim. Se der empate fica a incógnita. Registro aqui meu palpite: Portugal 2x1 Costa do Marfim/ Brasil 3x0 Coreia do Norte. Será?
Voltando ao ambiente Copa do Mundo: os anos passam e a ladainha continua a mesma. As pessoas e a imprensa (ou será “as pessoas por influência da imprensa”) criticam técnico e principalmente a convocação. Sempre tem aquele craque de muletas que desejamos ver na copa (Romário-2002/Ronaldo-2010), sempre tem aquele craque renascido das cinzas (Romário-1994/Ronaldo-2002/Ronaldinho-2010), sempre tem as revelações, sem experiencia alguma, mas que achamos que vão destruir os melhores jogadores do mundo (Ronaldo-1994/Ganso e Neimar-2010) e sempre o velho e bom dilema futebol arte ou resultados – já que os dois ao mesmo tempo já tem um bom tempo que o Brasil não tem.
Convocados ou não, futebol arte ou não, sempre sobra para o treinador, que nessa época se torna mais importante e mais polêmico que o presidente do nosso país. É muito ofensivo? Se arrisca muito, toma muitos gols. É muito defensivo? É retranqueiro, sem criatividade. Libera geral para imprensa, público e jogadores? É oba-oba, não tem pulso forte. Controla o acesso e exposição dos jogadores? É rancoroso, chiliquento e controlador. O fato é que agradar a própria mãe já é difícil, imagine 180 milhões de pessoas.
Do meu ponto de vista, não discordo nem concordo com o trabalho do Dunga. Ele tem a estratégia dele. Vejo a seleção como uma empresa. Quando se é gerente/diretor de uma empresa, não se contrata os melhores caras que estão no mercado, mas sim o melhores caras para se conseguir aquilo que você quer, que você imagina para o seu departamento - isso é bem diferente. E é isso que nosso treinador faz. Ele tem uma idéia (e muita experiência) na cabeça de como a seleção deve trabalhar. Repare que eu disse trabalhar e não só jogar. E foi isso que ele fez, chamou os melhores para compor esse ideal.
Sou a favor do futebol de resultados. O título que importa. E daí se jogou feio e ganhou tudo de 1x0? A seleção de 94 foi mais ou menos assim e, não raramente, são referidos como “os heróis do tetra”. Então está aí: só nos resta torcer para que sejamos mais uma vez campeões e que essa geração seja conhecida como “os heróis do hexa” e deixar todas essas críticas para a próxima copa, ou melhor, para o próximo técnico.
“Vamos juntos, vamos. Para frente, Brasil! Salve a seleção!!!”

Um comentário:

GUI ® disse...

Errei os meus palpites! Portugal e Costa do Marfim não sairam do 0x0 e ficamos na dúvida de quem será o segundo lugar.
O Brasil sofreu um pouco com extrema retranca armada pela Coreia do Norte, mas, como já dito, o que vale é o resultado.
Haja visto o resultado que acabo de assistir: a "incrível","espetacular", o "futebol vistoso" da Espanha acaba de tomar 1x0 da modesta, mas esperta, Suiça.