sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O transito

Esse assunto merecia uma postagem especial. Vou tentar descrever aqui o que só é descritível com os olhos.
Uma frase resume o transito aqui: Pura emoção! A regra aqui é cada um por si e os outros que se virem. Isso causa um caos sem tamanho.
As pessoas não olham para os lados ou para trás quando dirigem (na maioria dos carros os espelhos laterais estão recolhidos ou não existe, o interno também não é usado), por isso tem que buzinar o tempo todo. Funciona como as motos na cidade de São Paulo, só que todos fazendo isso. É muito comum ver caminhões com os dizeres “Horn, please” em suas traseiras, para que eles saibam que você está por perto.
Outro dia me dei ao trabalho de contar e o meu motorista teve a iniciativa de buzinar – e aqui contam uma buzinada, buzinadas longas, buzinadas seqüenciais – 81 vezes em trajeto de, aproximadamente, 8 km. Isso é uma buzinada a cada 100m!
Outra coisa louca é que o transito se divide em carros, motos, riquixás, bicicletas, pedestres, vacas, búfalos e cabras, todos dividindo a mesma rua. E, como aqui não tem calçada com guia e de cimento – são todas de terra, no mesmo nível da rua – é comum as pessoas desviarem ou pegarem “atalhos” por onde só deveria ter pedestres e, o mesmo motivo, leva os pedestres a utilizar a rua.
Perguntei de onde vem tanta vaca e me disseram que muita gente tem vaca para tirar leite, mas as deixam soltas para que se alimentem nas ruas e depois voltem para casa. Outras são vacas velhas, que não dão mais leite e não podem ser mortas já que são sagradas, então são abandonadas nas ruas até morrerem.
Devido ao transito caótico os veículos aqui são, em geral, pequenos. Riquixás são usados como taxi, furgão, caminhonete e caminhão. Moto aqui é o carro da família, não é raro ver mais de duas pessoas em uma moto, famílias com crianças na moto. O recorde até agora foi uma moto com quatro marmanjos em cima.
O resultado de tudo isso são veículos andando, preferencialmente, na esquerda (aqui é mão inglesa), em geral não estão no melhor estado de conservação, principalmente riquixás e caminhões, e pequenos arranhões ou amassados nos carros são comuns.
No meio de tudo isso, o mais impressionante é que não se vê acidentes. E não é que só andam devagar, mas acho que o cuidado com o outro é muito maior, o fato de só olhar pra frente faz com que os motoristas não se distraiam também. Mas, obviamente, isso não é motivo para tornar isso um padrão internacional de trânsito.

Um comentário:

Bruno Bordeaux disse...

UAUAUAUAUAU... Que trânsito caótico! deve ser a imagem do inferno! Viu, e o sistema de transporte público? Existe ? Ah, até coloquei no outro comentário, mas acho que seria melhor aqui... Já lançaram o tão alardeado carro mais barato do mundo da Tata Motors? (contextualizando: uma empresa indiana disse ao mundo inteiro desenvolveu um carro de 5,000 dólares, se não me engano). Se sim, vc já viu algum? absssssssss Richárd