quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Querido Diário - Faltam 27 dias


Faltam 27 dias e o que chamou a atenção hoje foi uma entrevista que fiz. Ao perguntar ao entrevistado o porquê de ele querer mudar de emprego sua resposta foi “por que estou muito longe da minha cidade natal e mudando para Baroda estarei apenas a 15 horas de viagem de lá”.
Primeiro comentário é que “apenas 15 horas” só aqui na Índia mesmo. E, muito provavelmente, ele estava se referindo à uma viagem de trem. Quantos quilômetros você imaginou essa viagem? Dois mil? Mil e quinhentos? Quinze horas de trem aqui na Índia não é mais do que setecentos quilômetros com certeza. Apesar da excelente malha ferroviária, as viagens aqui são extremamente demoradas.
O segundo comentário é que chega a ser engraçado com os indianos são ligados a sua terra natal, sua origens. É razão para mudar de emprego! Acho que eles nunca atingiram de fato uma unicidade, uma nação. Eles são um monte de estados juntos, com culturas, idiomas e hábitos bem distintos Talvez eles nunca se sintam realmente bem vivendo em outro lugar, especialmente se estão tão longe de casa.

Nenhum comentário: