quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cuidado com o que diz...

Morar no exterior é uma merda. Com o tempo você assume que a maior de todas as verdades é que ninguém pode te entender se você está falando o seu idioma nativo. Aí você dispara a falar todo o tipo de bobagem, afinal quem pode te repreender por qualquer uma delas se ninguém o entende?
Semana passada, seguindo o mesmo ritual de todo o final de mês, o hotel ofereceu aquele jantar para os hóspedes. Esse é aquele jantar que mencionei à algum tempo atrás no qual pude beber cerveja depois de um bom tempo. Enfim, fomos eu e um outro brasileiro que estava aqui para me ajudar no trabalho.
Chegamos, sentamos e começamos a conversar. Havia um casal – parecendo indiano – sentado muito perto. Enquanto o garçom os servia disse ao outro brasileiro que, muito provavelmente, aquele era mais um casal de indiano que vive na Inglaterra, como aparece em todo o jantar.
Continuamos a conversar e logo o tal “indiano” se direciona a nós e com um sotaque português carregadissímo nos diz – “Vamos falar português então?”. O casal – ela indiana e ele do paquistão (acho) – haviam morado por 13 anos em Lisboa e falam um português perfeito.
Ficamos conversando e descobri que os dois são artistas plásticos, hoje moram na Austrália, e estão aqui em Baroda porque foram convidados para dar algumas aulas na universidade daqui.
Mais no final do jantar vi o gerente do hotel em outra mesa apontando para nós e dizendo que eramos brasileiros. Nisso veio um cara – “Vocês são brasileiros?” – era um alemão sem sotaque algum. Morou por 20 anos no Rio de Janeiro e estava na outra mesa contando a vida no Brasil. Conversamos rapidamente porque eu já estava indo embora.
O que fica desse episódio é que devemos sempre ter cuidado. Nesse dia, na mesma sala que eu, em Baroda, na Índia, do outro lado do mundo, haviam três pessoas capazes de me entender perfeitamente. Extrangeiros que dominam o português. Sorte que era um dia sem inspiração, então não deu tempo de soltar nenhuma bobagem antes que eu pudesse descobrir isso.

Nenhum comentário: