sábado, 16 de agosto de 2008

Ponto de Vista

Assistir a um evento tão grande quanto as olimpíadas em outro país é uma experiência muito interessante. Ainda mais quando esse país possui um gosto tão diferente por esportes.
Aqui na Índia, os esportes mais populares do mundo ficam em segundo plano. Eles gostam de esportes que a maioria de nós nem sabe da existência. E isso se reflete na maneira em que eles transmitem os jogos.
Para começar dos seis canais de esportes que eu tenho disponíveis, apenas um está transmitindo os jogos olímpicos. Para os outros canais, é como se esse evento não existisse, eles continuam transmitindo seus jogos de cricket, torneios de golfe e outras coisas que só os indianos assistem.
Então, esse tal canal, tenta transmitir tudo e no final não transmite nada. Isso porque eles ficam cortando de um esporte para o outro. Além disso, quando conseguem se focar em alguma coisa, se focam naqueles esportes que a gente nem sabe que tem nas olimpíadas, ou naqueles que a gente só vê os resultados.
Como consequência, tenho acompanhado na integra partidas de hóquei da grama (masc e fem), badminton (masc, fem e em duplas), provas de tiro e arco e flecha e ontem, durante as provas de atletismo, pude ver lançamento de disco e peso e 3000 metros feminino com obstáculos!
Imaginem o que é acompanhar um campeonato de tiro ou arco e flecha? Nada mais monótono e devagar que isso. São dois tipos de esporte para se saber o resultado, não assistir! O pior é que um indiano ganhou o primeiro ouro do país em 300 anos, aí eles ficam repetindo isso toda hora.
Arremesso de disco e peso não são muito diferentes do campeonato de tiro. Cada um dos competidores vai lá, se concentra, arremessa e, quase sempre, se lamenta.
Agora, imagina o que é 3000 metros femininos com barreiras!!! A minha pergunta foi: “Cara, para que as barreiras?”. Não é uma prova de velocidade, portanto não exige técnica saltar as barreiras. Pouco antes da barreira elas só têm que acertar o passo e pular. O pior é que umas das barreiras tem uma piscina logo depois. O que é isso? Parece adestramento de cavalo...
No final, futebol, volei, handebol, basquete e provas curtas da natação e atletismo, coisas que são realmente emocionantes de ver, ficam todas em segundo plano. Mostram o resultado ou mostram entre um corte e outro no jogo de badminton.
Tudo isso é, no mínimo curioso, porque se transmitem assim é porque dessa maneira dá uma boa audiência. O que mostra que o indiano é um povo realmente diferente.

Nenhum comentário: