domingo, 23 de agosto de 2009

Escassez

Viver aqui em na Índia, mais especificamente em Baroda é ter que se adaptar. Não adianta chegar aqui esperando encontrar as mesmas facilidades que no Brasil. Aqui há escassez de várias coisas, por exemplo:
Papel Higiênico: tem, mas não é sempre e nem em todo o lugar. Para vocês terem uma idéia no maior supermercado de Baroda não vende e nos supermercados que vendem não tem todas as semanas.
Supermercado que funciona como supermercado: indiano não se dá bem com padrões. Nenhum supermercado aqui funciona com o princípio de supermercado mesmo. O que quero dizer é que se você encontra o que quer uma vez, não vai encontrar sempre, é bom comprar para estoque. Os produtos não são sempre os mesmos e eles esperam o estoque chegar à zero para então fazer uma nova ordem de compra.
Padrão: aqui isso não parece ter sentido. Padronizar processos, produtos, serviços não é uma prática por aqui. Nem o Mcdonalds funciona como fast-food aqui. Você escolhe seu lanche, eles anotam o seu pedido, você paga, aí eles mandam você sentar que um garçom vai levar a comida para sua mesa. Nunca tem sanduiche na prateleira!
Simplicidade: nada aqui é tão simples. Água na minha casa, por exemplo. Um serviço extremamente básico que eu não consigo entender. Em algumas torneiras a água vem da rua. Mas todos os dias, por um certo período ela deixa de funcionar. Em outras a água vem da caixa, que não enche automaticamente, eu tenho que ligar uma bomba que manda a água de um poço para a caixa. Mas as vezes não tem água nesse poço também, parece que vem só uma vez por dia.
Mas não é só de escassez que se vive aqui, tem também muitos excessos...

2 comentários:

Bruno Bordeaux disse...

Nossa cara, que perrengue essa do papel higiênico! Dada essa escassez, quanto custa ? Artigo de luxo?
Ah, e o Mc... Slow-food? ahahahah
Mostrei pra galera do trampo, e todos choraram de dar risada!
abs e te cuida

Fernanda disse...

gordinh, saudades!!!!!!!!!!
beijos