quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Caminho das Índias

Nessas minhas últimas férias no Brasil tive que responder a várias questões sobre a novela da global “Caminho das Índias”. Todos queriam saber se é verdade isso, se acontece assim, se isso tem mesmo. Duas coisas são importantes entender para começar a responder qualquer pergunta.
Primeiro que é uma novela e, como novela, existe uma dramatização em cima da realidade. Ou seja, as coisas são exageradas e “encaixadas” no contexto que a história permite. Segundo que a Índia é um país grande, mais ou menos um terço do tamanho do Brasil, com diferentes culturas e tão fortes que os costumes e idiomas variam de acordo com o estado.
Para entender o que quero dizer responda a seguinte pergunta: qual novela representa melhor o Brasil: Pantanal, Renascer, O Rei do Gado, América, Top Model ou Senhora do Destino? A resposta correta seria todas. Pantanal, Bahia, no Mato Grosso, interior de São Paulo, Rio de Janeiro e São Paulo representam, cada um a sua maneira, o nosso país, a nossa cultura.
De qualquer maneira aqui se vão algumas respostas para as perguntas mais comuns que escutei, todas elas respondidas em relação à Baroda, lugar onde vivo.
Nem todas as mulheres se vestem de Sari. Normalmente esses trajes são usados pelas mulheres mais velhas e pelas mais pobres. Aqui as mais jovens usam tipo uma bata e calça larga, mas também se vestem de maneira ocidental, de calça jeans e camiseta.
Os homens não se vestem daquele jeito, nem os mais velhos, nem os mais novos. Aqueles trajes mostrados na novela são para ocasiões especiais como festivais e casamentos. Homens aqui estão quase sempre de calça e camisa social, não importa a classe social ou a ocasião. Os mais jovens também se vestem de maneira ocidental.
Não existe mais casta. Ao menos não oficialmente. Foi proibida por lei há algumas dezenas de anos atrás. Mas, obviamente, deixou marcas na sociedade – assim como a escravidão no Brasil. Hoje ,eles as vezes se referem a “comunidade”, comunidade brahmanes por exemplo, na qual se mantém as tradições do passado recente mas sem a forte discriminação que existia antes.
Sim! As vacas estão nas ruas. E são em número bem maior que a novela mostra. Elas estão por toda a parte, deitam e dormem no meio das ruas, reviram lixos e comem mato o dia todo. São adoradas, mas não intocáveis (só não matam e não comem, mas já vi jogando pedra e batendo). Elas são criadas e tocadas para dar leite. Muitas das vacas que estão nas ruas têm donos que as soltam durante o dia para comer e a noite as recolhem. Algumas também pertencem a templos. Depois que ficam velhas e, portanto, improdutivas, são abandonadas.
Essas foram as perguntas mais repetentes, mas se quiser saber mais alguma coisa deixe seu recado.

Nenhum comentário: