sábado, 24 de maio de 2008

Casamento Arranjado

Logo que cheguei aqui, umas das coisas que mais me chamava atenção é que todos os domingos vem um caderno no jornal que é um classificado para procurar esposas. Nesse classificado as mulheres colocam descrições como idade, peso, altura, data e local de nascimento e nome da família.
Vendo isso imaginei que fosse algo cultural, devido ao passado de casamentos arranjados e que, então, ainda se praticava isso como uma opção. Essa idéia persistiu em minha cabeça até o dia que comentei isso com um dos indianos que trabalham comigo e ele me disse que não é uma opção e muito menos um fato histórico, mas sim que os casamentos na Índia são arranjados até hoje.
Fiquei muito espantado. Como assim? Até hoje, em pleno século 21, pessoas esclarecidas têm seus casamentos arranjados pelos seus pais. Ele me disse que ficou noivo com 14 anos, mas que só foi conhecer a noiva aos 21, pouco antes do casamento. Disse que os pais escolhem as noivas para os filhos baseados no passado de sua família e em cartas astrológicas para ver se o novo casal dará certo ou não.
Comentei que se meus pais escolhessem minha futura esposa, sem que eu a conhecesse, certamente ficaria paranóico e muito preocupado com o que poderia vir. Bonita, feia? Gorda, magrela ou gostosa? Não dá para ser hipócrita e dizer que isso não faz a menor diferença. Então recebi uma resposta mais inesperada ainda – “A gente não pensa nisso porque temos certeza que a mulher que nossos pais escolheram é a certa”.
Então entrou na minha cabeça ocidentalizada que, dentro da cultura deles, beleza não faz diferença. Não é que o conceito não exista, mas não é primordial. Não existe preconceito ou rejeição pela falta ou excesso de beleza. O que vale são os valores e o caráter das pessoas. E pude notar isso em vários outros momentos de observação do cotidiano aqui na Índia.
De qualquer maneira as coisas estão mudando. Ele mesmo me explicou que seu irmão mais novo, hoje com 17 anos, está tendo o direito de conhecer sua pretendente antes do casamento e até rola um “namoro” dentro de casa e sempre com a família por perto. E que mesmo depois do mapa astral dizer que ela é a mulher certa para ele, ele poderá dizer que não, que não acha que vai dar certo.
Não dá para dizer o que é certo ou errado. Conhecer alguém se apaixonar, namorar, noivar e só então casar, ou fazer o inverso, casar, se conhecer e se apaixonar. A verdade é que paixão e amor são sentimentos distintos e cada cultura tem sua maneira de lidar com eles.

Um comentário:

b4 disse...

Será que se encontra uma Priyanka Chopra dessas aí nesses classificados?!?!