segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Primeira Fase: O Dilema

Quando se fala em morar na Índia para outras pessoas a primeira reação é um nariz torcido e a frase – “Nossa! Índia?! Sabe que lá eles limpam a bunda com a mão?” ou “Não vai poder comer carne, vaca lá é sagrada!”– mas o fato é que poucas pessoas realmente conhecem alguma coisa desse país.
De qualquer maneira, sei que a infra-estrutura da Índia deixa a desejar. E isso continua sendo minha maior preocupação. Mas pesquisei também, não fui só pelos meus instintos, busquei na internet, conversei com pessoas que estiveram lá e constatei que isso era um fato.
O outro ponto que me incomodava era o fato de, durante um ano, viver longe de família, amigos e namorada (voltaria a cada dois meses para passar uma semana no Brasil). Considerando ainda um fuso horário que dificulta bastante a comunicação, prejudicaria bastante meu lado pessoal/social.
Mas como meu chefe, Don Victor Carelli, diz, sejamos mais positivos, vejamos as coisas por outro lado: era, e ainda é, uma oportunidade profissional incrível. Mostrar disposição para viver em um país fora do leque de desejos de todos (EUA, Europa), trabalhar e implantar um projeto em uma cultura totalmente diferente da nossa, participar de um projeto mundial da minha empresa e ganhar uma boa visibilidade.
Também, enxergando por outro ângulo, é uma experiência fascinante do ponto de vista pessoal. Viver em outro país, seja ele qual for e pelo período que for, é uma boa experiência de vida. Conhecer outra cultura, outra religião, outra forma de vida, faz com que isso fique mais válido ainda.
E mais, tenho 27 anos, não tenho ninguém que dependa totalmente de mim. Se não fizesse isso agora, não faria nunca. As oportunidades vêm e cabe a você agarrá-las ou não. “Não deixe o trem passar...” me disse um mentor da minha carreira uma vez. E foi isso que fiz, entrei no trem e aceitei. Disse que estava disposto a negociar minha ida para Índia.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei, Morango!!!
muito bom mesmo....tanto a idéia exposta qto a forma de fazê-la....
tudebão!
bjos