domingo, 22 de agosto de 2010

Tarantela!

Já disse aqui em um passado longínquo que férias durante esse período é muito mais que um simples descanso do trabalho. É um descanso para cabeça, como se recarregasse as baterias (apesar dessas estarem cada vez mais arriadas) e voltar com gás para trabalhar e lidar com os indianos.
Dessa vez resolvemos não voltar para o Brasil. Primeiro porque no Brasil corremos sem parar na tentativa de ver todos. E segundo porque era a última passagem paga para Europa. Então resolvemos ficar pela Itália e conhecer um pouco do país. Em quinze dias percorremos Roma, Assis, Florença, Siena, Pisa e Veneza.
Roma, para mim, foi o mais legal. A cidade é bonita, a todo canto tem alguma coisa que algum romano deixou por lá. Andamos pelo Coliseu e o complexo ao seu redor, fomos ao Vaticano onde passamos o dia para rodar o Museu do Vaticano e Basílica de São Pedro.
Em Assis fomos às Basílicas de São Francisco e Santa Clara. A cidade é bem pequena e conserva sua estrutura medieval. Muito legal de ver.
Em Florença ficamos mais dias. Com direito a bate-volta para Siena e Pisa. Florença é uma cidade extremamente cultural, com museus e obras de artes pelas ruas. Lá passamos o final de semana com amigos. Foi muito interessante ver obras de todas as quatro tartarugas ninjas em um mesmo lugar.
Em Siena assistimos ao Palio, tradicional corrida de cavalos da cidade. O evento coincidiu com a data que estaríamos por lá. É tudo muito louco. Vários “times” se vestem de maneira medieval, fazem um desfile e no final, o mais esperado, a corrida. A corrida começa, ou melhor, não começa, mais como uma briga. Fica um empurrando o outro no cavalo e a galera vibra quando o couro come. De repente, um cavalo que estava o tempo todo mais atrás, decidiu largar e todos largaram atrás. Três ou quatro voltas depois, o campeão. No final ainda teve uma pancadaria na torcida e eu saí de lá rapidinho porque não podia perder o trem. Confesso que não entendi muito o quê se passou, mas foi engraçado.
Depois Pisa, onde vi a famosa torre torta e a igreja ao seu lado. Mas tudo por fora: uma das grandes desvantagens da Itália é que tudo se paga, e caro, para entrar. O mais interessante que seria subir na torre tinha que ser com hora marcada e antes de 12:00PM o horário mais próximo disponível era as 7:00PM.
Por último Veneza. Interessante ver a cidade em que invés de ruas existe canais. Rodamos e conhecemos boa parte da cidade e aproveitamos um dia para matar saudades de outra coisa que faz falta aqui na Índia: praia. Fomos à Lido, umas das ilhas ao redor de Veneza e passamos um tempo da praia aproveitando o dia.
A viagem foi muito boa. Talvez muita coisa para se ver de uma vez, merece outra passagem por lá com mais calma. Agora é voltar para a realidade e ritmo de trabalho.

Nenhum comentário: