segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Meus 30 anos na Índia

Hoje é meu aniversário de 30 anos. Em 29 anos nunca imaginei passar meus 30 anos na Índia. Passei pelas aulas de geografia e história na escola, pelas notícias dos países em desenvolvimento, até a própria vinda para a Índia (a primeira vez, diga-se de passagem, ainda com 27 anos). Em nenhum desses momentos imaginei essa data por aqui. Isso se concretizou apenas há alguns meses atrás, oito meses para ser mais preciso.
O dia foi normal. Nenhuma ruga ou cabelo branco novo – mas os velhos permanecem. Trabalhei normalmente e voltei para casa no horário de (quase) sempre. Cheguei em casa e encontrei minha mulher bonita e cheirosa para me receber e, ainda por cima, tinha feito um jantar especial. Recebi emails e ligações no skype e celular de amigos e parentes. E vários parabéns via Orkut e Facebook (obrigado a todos).
É incrível como as coisas mudaram rápido nesses últimos 30 anos. Quando eu era criança os telefones eram de disco e, no Brasil, você tinha que comprar ou alugar a sua linha. Nos trinta anos seguintes vieram os telefones de botões, secretária eletrônica (primeiro com uma pequena fita cassete e depois com memória), o telefone sem fio e então as várias gerações de tecnologia celular.
Quando criança eu escutava discos de vinil e fita cassete. E como o desenrolar do tempo vieram os CDs, então os mp3 e os mp3 players. Assistia TV mono, sem controle remoto, que evoluíram para as modernas TVs de plasma, LCD e, por último, LED. E, nessa TV, se podia gravar, assistir e alugar fitas para usar em um vídeo cassete, que, após uma grande revolução de tecnologia, passou de duas para quatro cabeças. E essa revolução se tornou hoje ridícula com a chegada dos DVDs e, agora, Blue-Rays.
Meu primeiro vídeo game foi, como de quase todos da minha geração, um Atari. Também passei pelo Master System, enquanto amigos passavam por Mega Drive e Nintendo 64. Hoje estou bem feliz com o meu PlayStation 3.
Meu primeiro computador foi um MSX. Meu não, do meu pai. Não servia para muita coisa em casa senão para jogar. E tínhamos vários disquetes de 5 ¼’’ que armazenavam a incrível quantidade de 720KB em seu auge. E, talvez mais do que tudo, foi o campo de maior evolução, afetando inclusive a evolução das outras coisas já ditas.
Não tenho vergonha de assumir minha ignorância e dizer que até entrar na faculdade nunca tinha usado a internet. Não sabia como usá-la. E a primeira vez que usei em um dos computadores da faculdade achei uma bosta. Saí sem entender o que todo mundo estava falando dessa “tal internet”.
Não quero dar uma de saudosista e muito menos dizer que estou velho. O que quero dizer é que a chamada geração X já está no mercado de trabalho. Fomos preparados para acompanhar mudanças extremas em pouco tempo. E espero que possamos continuar acompanhando.
E foi essa a reflexão que fiz hoje dos meus primeiros trinta anos de vida. Não esperava nunca comemorar essa data aqui na Índia, mas o importante é que fui preparado para mudança, para a adaptação e o improviso. E por isso o tempo que estou passando por aqui é menos sofrido do que se parece – ou até mesmo do que descrevo de vez em quando.
Hoje senti falta de estar perto da família e dos grandes amigos. De sair ou de trazer as pessoas para brindarmos essa data. Seja em um bar, “evento pão-de-metro” ou queijos e vinhos. Mas, graças a “tal de internet”, pude me sentir um pouco mais próximo de todos.

4 comentários:

Jana Viscardi disse...

ah! Bonitão! Eu ganhei: quando entrei na unicamp, nunca sequer tinha usado um computador... meus trabalhos eram todos feitos a mão. rs.
parabéns de novo! :)

Rezinha disse...

Olá, Gui!!
Você continua por aí, né? Que experiência de vida única! Parabéns pelo seu aniversário. Muita saúde e tudo de ótimo pra vocês aí!! ;)
Beijos! Renata

Unknown disse...

Meu querido, vc é de uma geração privilegiada. Nunca houve tantas mudanças como nessas três décadas. Felizmente vc terá muito o que contar para as outras gerações. Isso não é bárbaro!!!!
Fiquei feliz por existir a Internet e podermos nos falar "pessoalmente" nesse dia.
HEUREUX ANNIVERSAIRE!!!!
Bisous
Maman

Unknown disse...

Oi Gui,
Fiquei muito contente em ler seu comentário sobre as grandes mudanças em 30 anos de vida.Realmente o mundo muda muito rápido,mas sempre pra melhor.
Gostaria de poder estar com vc festejando o dia de Hoje.
Saudades.
Feliz Aniversário!!!!
Tia Vanda