sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Welcome to Incredible India

“Welcome to Incredible India” é o slogan de turismo na Índia. Ele está presente no papel da alfândega, nos aeroportos e quando fazem propaganda na TV. No inicio de novembro tive que voltar ao Brasil as pressas, mas vou começar do começo antes de entrar em detalhes.
Em setembro, durante minhas férias pela Grécia, recebi uma mensagem no meu celular dizendo que minha empresa queria entrar em contato comigo urgente por causa de um problema no visto.
Entrei em contato e fiquei sabendo que a Índia havia cancelado todos os vistos de negócio e que teria que voltar ao Brasil para tirar um novo. Entrei meu email para saber de mais detalhes.
Era dia 22 de setembro e o governo indiano emitiu uma carta dizendo que pessoas trabalhando com visto de negócio deveriam sair da Índia até dia 30 caso contrário seriam consideradas ilegais.
Depois de muito barulho, recebi um email do gerente de facilities aqui (mais conhecido com dificulties) dizendo que poderia voltar para Índia sem problemas que resolveriam o problemas daqui mesmo. Tentei obter mais detalhes, sem sucesso, nunca recebi uma resposta.
Cheguei, passei pela alfândega sem problemas. Na mesma semana deixei uma cópia do meu passaporte e fotos para entrar com os papeis necessários para legalizar a situação.
Nunca acreditei que realmente estava tudo bem. Conheço já o jeito do povo aqui, portanto fiquei fazendo um follow-up constante e sempre recebia a resposta “Não se preocupe, Sir. Está tudo certo!”.
Lógico que não estava. Novamente, no final do mês de outubro, mais precisamente dia 25, vieram com novos papeis para assinar. Disseram que precisariam entrar com uma representação em Delhi pedindo para autorizar minha permanência aqui até o final do ano para que eu pudesse voltar ao Brasil e tirar um novo visto. Caso nada disso acontecesse teria que sair da Índia antes do dia 31.
Adivinhem? Depois de muito enrolar e a tradicional burocracia indiana, vieram com a resposta que teria que sair da Índia até dia 31. Sabe que dia era? 30. Para atrapalhar mais ainda, nesse mesmo dia a impressa liberou uma nota dizendo que o visto seria novamente estendido até o final de novembro, então nos pediram para aguardar o dia seguinte para que a notícia se tornasse oficial.
Não se tornou oficial e no dia seguinte lá vamos nós saindo correndo da Índia como foragidos ou extraditados correm para um exílio.
No final foi bom. Voltamos ao Brasil revimos amigos e família, comemos churrasco. Mas toda a confusão, angústia de não ter idéia do que estava se passando poderia ter sido evitado se as pessoas tivessem um pouco mais de bom senso, agissem mais rápido e fossem mais transparentes. E também se o governo indiano não resolvesse de uma hora para outra tirar todo mundo do país, sem nenhum motivo claro.
Realmente, a Índia é “incredible”...

Nenhum comentário: