segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Grécia


Viver na Índia me proporciona certas coisas que provavelmente eu não poderia fazer ou faria mais tarde, em outra fase da minha vida. Uma dessas coisas foi a viagem para à Grécia nessas últimas férias. Dividimos os dias entre Atenas, Mikonos, Paros e Santorine, essas três últimas são ilhas turísticas.
Atenas é uma cidade muito legal. É incrível encontrar monumentos que estão de pé a mais de 2000 anos. Fico pensado o que construímos hoje que ainda estará aqui no ano 4000 dc? Acredito que nada. Outro lado bom de Atenas é sentar no bar e tomar uma cerveja. A parte turística da cidade é dividida em vielas nas quais se concentram lojas de lembranças, bares e restaurantes. Só de comer o Gyros Pitta, tradicional sanduíche grego, já vale a pena a visita.
Seguimos para Mikonos, a mais badalada das ilhas em que ficamos. Mikonos tem praias bonitas e uma vida noturna agitada. Tem festa na praia e no centrinho. Todas as casas da ilha são iguais – brancas com telhado azul – nenhuma colada nas outras. Algumas pequenas capelas familiares – essas com telhado vermelho – também são legais de serem vistas já que todas apontam suas portas para o por do sol.
Paros foi a que ficamos menos tempo e enfrentamos o pior clima. Frio e alguma chuva fizeram parte da nossa estadia. Mesmo assim pudemos aproveitar a praia pelas tardes. Tinha um porto onde ficamos, Naoussa, muito bonito com bares e restaurantes que não deixavam nada a desejar. Não conhecemos muito a ilhas, mas a impressão que deixou é que na alta temporada deve ser bom para passar o dia na praia nos bares que só funcionam nessa época do ano.
E, por último, Santorine. Santorine é uma bela ilha com uma geografia muito diferente (talvez por ser uma ilha vulcânica). Fomos a duas praias, as duas de areia preta e uma de pedras. Observamos o famoso por do sol de Oia (leia-se Ía) que realmente é bonito – curiosidade: após o por do sol as pessoas aplaudem o espetáculo.
Enfim, a Grécia é um lugar de boas praias, boa comida e bom entretenimento. Encontram-se pessoas de todos os tipos e todas as idades. Uma viagem para se fazer em qualquer época, do ano ou da vida, e sem duvida uma ótima viagem para se fazer a dois.

2 comentários:

Fernanda disse...

Gui, no extinto observatório da Unicamp as pessoas também aplaudiam o sol e no Rio no Arpoador as pessoas também aplaudem o sol, enfim essa situação curiosa não acontece apenas na Grécia. Saudades

GUI ® disse...

A diferença é que nesses dois lugares que vc falou as pessoas vão lá pra fumar maconha. O que torna com muito mais sentido apludir o sol. rsrsrs